2010-05-26

Bolos!

Parafraseando o Herman nos seus tempos mais aureos, "eu é mais bolos"! E assim tem sido, especialmente, desde que, dona amantíssima da minha Bimby, descobri para ela outros caminhos que nao somente os da sopa, do famigerado arroz doce ( "Essa é Ale! Minina, ela faiz um arroiz doce que é dgi comer dgi joelhos!"), do molho branco para o eterno bacalhau com natas (cremi dgi leitchi) e a lasanha tão adorada pelo meu quase teen, Pedro! Bolos! Bolos aos montes, sendo que o que melhor perfuma a casa (parece mesmo que estamos no campo, os passaros trinam, a avó de cabelo branco e avental passado acabou de colocar o lanche em cima da mesa, com toalha aos quadrados, por baixo da arvore do jardim...) é o de mel, receita absolutamente impecável do consagrado Chef portugues Victor Sobral, para a maquina "infernal" que se tornou a minha grande amiga e companheira de todas-as-horas-na-cozinha! Sim, digo isto sem pejo e pruridos! Eu agora sou "Do Lar", o que aqui em Vera Cruz, literalmente significa: "Esquece que foste educada para seres uma profissional competente e independente, assume de uma vez que estás transformada em doméstica, mascarada de dondoca!", entre saltinhos, em que faço uma vida mais votada aos deveres que se pontuam pelos que sao impossiveis de fugir (mãe dedicada e amorosa, com gritos e ralhos q.b.) e uns menos obrigatórios, mais "prazenterosos", classificando-se entre estes, a re-descoberta dos bolos!! E se na minha adolescencia nao havia dias em que nao me aventurasse no ramo, durante os muitos anos que se seguiram, bolos, só mesmo os da mãezinha, da Tia Mané e todos quanto os que se atrevessavam no meu caminho, incautos!

Guiada pela amiga CC, fui deparar com  as sobremesas de Leonor Sousa Bastos e o seu blog "Flagrante delícia", completamente criminoso e que eu recomendo totalmente, porque não só escreve e descreve as receitas de forma divina e bonita, como também apresenta algumas bem simples, que nos deixam de água-na-boca. E mais não digo, porque tenho que ir a correr tirar o "Bolo com Streusel" do forno...

Beijocas,
Alex-do-Lar

2010-05-23

Continuação..

Pensando sobre o assunto e porque acredito, acho que o Holandês era um Anjo! E se não era, veio aqui com uma missão importante: amar Valentina e Violeta no momento certo. E tudo aconteceu como deveria, porque Valentina encontrou o Roberto, o Francisco, o Afonso e a Cuca, golden girl, que juro, é absolutamente verdade, tem nos caracóis ouro pulverizado! Sobre os reflexos da Cuca que me fascinam e me mantêm os olhos prisioneiros, poderia escrever mais, mas na fila alinham-se outros amores..O Afonso que nasceu com uma bola de futebol colada aos pés e que num gesto de rebeldia, deixou de se parecer com a mãe para ficar igualzinho ao pai.. Quanto ao Francisco, jogador de pólo aquático, fisionomia e simpatia que competem em pé de igualdade, em S. Paulo, Jardins, executa um magnifico trabalho ao garantir nos corações das meninas brasileiras, que menino português não tem competidor à altura nesta latitude e longitude..
Mãe atenta e amorosa, Valentina desdobra-se entre os quatro, garantindo que Constança-a-Feliz dance como Ginger Rogers, que Afonso-o-Intenso consiga gerir a sensibilidade, que Francisco-o-Natural se questione de vez em quando, que Violeta-a-Sensata repouse a cabeça bonita no colo ao fim do dia..
E Roberto? Bem, Roberto, que na qualidade de chefe lhe pregou um beijo enorme dispensando-lhe os cuidados profissionais para com ela casar, tira-lhe o sossego, ciranda de país em país e não a dispensa.
Entre o amor do pai de Violeta, o do Anjo Holandês e Roberto, doze meses correram, às vezes velozes, outros lentos, porque a dor arrasta o tempo e a felicidade engole-o..


2010-05-08

Dia das mães

Em Vera Cruz os festejos tradicionais andam muitas vezes desfasados relativamente aos nossos.. Como por exemplo, o dia dos Pais (que se não me falha a memória, aqui acontece em Agosto ao invés do nosso tradicional Março), assim como o dos Namorados, da Criança e outros ainda.. Há sempre vantagens claro, e neste caso especifico, para quem como eu é expatriado, a de se poder celebrar duas vezes num ano só, uma data mais especial.

Domingo passado foi o dia da Mãe em Portugal e este que vem, será também aqui no Brasil! Por isso, receberei com toda a certeza, dois cartões cheios de declarações deliciosas (e contou-me um passarinho impaciente), uma caixinha de biscoitinhos feitos na escola, assim como algo muito pessoal do Pedro, que apenas desembrulharei na segunda feira, porque, (palavras do próprio), " a tinta não secou a tempo!"

Em S. Paulo, bem como no resto do país, os filhos maiores e pais de meninos pequenos, levarão as mães a almoçar fora, enchendo os restaurantes; os mercados de flores terão o momento mais lucrativo dos meses obrigatórios do calendário juliano e, durante a semana que antecede este movimento, desde as lojas mais caras às baratas, todas terão presenciado o desfile de uma população que reverencia o dia de uma forma quase absolutamente religiosa!

Para as que carregaram os bebés em si, para as mamis to be e para aquelas que o são na alma e coração,

Um abraço e um dia muito feliz

Alex

2010-05-03

O casamento


A Teresa e o Gonçalo vão casar! Estava eu, em pleno sábado, a passar a ferro (sim e continuam todos a julgar que tenho vida de dondoca!) quando o bolso do meu avental laranja que diz "Alex", tremeu! Mensagem! Julguei que era o Luís prestes  a apanhar um avião rumo à Velha, Amada, Sentida, Ausente e Suspirada Europa para uma reunião na Hungria (com paragem obrigatória na mais afamada cidade do luso cantinho, Setúbal), mas não! Era da Teresa, texto simples que dizia: "Minha querida amiga do coração. Quero muito partilhar contigo que me pediram em casamento eu e disse... SIM".. Fui às lágrimas!
Tão romantico e bonito! E depois, estão apaixonados e encontraram-se na altura certa da Vida! E já viveram ambos o suficiente para saberem que era o Tempo. Com o Futuro, folha branca e lisinha, à espera de ser desenhado, sem margens e limitações!
Parece-me que afinal existem "happy ends" soltos por aí, prontos a serem colhidos como flores.
Para a minha Teresa que nunca desistiu de mim e para o Gonçalo que quer queira ou não, passou a fazer parte dos "amigos de Alex",

Um xi-coração muito apertado,
Até Julho!