2007-02-22
de Janeiro continua lindo!
Segunda feira, dia de anos do Luís e férias do Carnaval, resolvemos ir passar o dia à Cidade Maravilhosa, naquilo que os brasileiros convencionaram ser um "Batchi volta"!
Aproveitando uma promoção da "Gol", uma das companhias aéreas, embarcamos cedo no aeroporto de Congonhas (que se situa, pasme-se, em plena cidade!), tendo ao fim de de cerca de 40 minutos sido possível avistar o Rio de Janeiro...
O dia anunciava-se sem grandes nuvens, cheio de sol e calor, mas a claridade para qual emergimos, não tinha sido de forma alguma imaginada! A luz natural ali é resplandecente, alegre..a tonalidade faz lembrar a de Lisboa, em pleno Agosto, quando se atravessa a Ponte 25 de Abril e se recebe, em cheio, as pinceladas de uma das paisagens mais belas que eu conheço..
Cidade tropical em núpcias eternas com o mar, existe por ele, encaixada nos espaços que sobraram entre os menires gigantes que Deus fez, quando sacudiu as mãos, ao fim da Criação Divina..As formações rochosas dominam, direitas ao céu azul de nuvens feitas de "algodão de doce"("não é verdade mãmã que as nuvens são feitas de algodão de doce?"), os prédios antigos, de traça portuguesa, comodamente instalados em espaços enormes, no meio do sempre intenso e omnipresente verde, respiram, no mesmo ritmo lento da população..A água do mar ondula suavemente, de vestido transparente e convida ao mergulho imediato..as areias brancas estão cobertas de toalhas alegres e o carioca circula, de chinelo no pé, calção de banho e biquini, descontraído, sem pressas, sem relógio..o calor é sufocante, passeiam-nos dedos humidos pelo corpo..
Raimundo, o nosso motorista (baiano que abandonou a cidade natal há mais de 30 anos), encarregou-se de nos levar, de forma eficiente, pelo dia fora, aos locais de eleição, tendo-se o nosso périplo iniciado com um dos passeios mais obrigatórios: a subida ao Pão de Açucar, no "bondjinho".
O "bondjinho" é uma espécie de gaiola transparente, pendurada frágil em cabos de aço, que balança no abismo entre dois morros...sem ar condicionado!
Como resposta imediata às exclamações do Pedro e do Francisco, fomos brindados pelo "tchiqueteiro" de serviço, com o samba de uma "uma casa portuguesa concerteza"...
Lá em cima, domina-se a terra!
De volta ao chão encaminhamo-nos para o Corcovado, ligeiramente envolto no algodão doce..a subida no trem fez-se ligeira, apesar da demora em conseguir lugar! Não achei grande graça à paisagem, se bem que se trate de uma belíssima mata, mas a proximidade não deixa aproveitar a grandiosidade das árvores, basta estender a mão para lhes tocar...Subimos as escadas do Cristo, Francisco às cavalitas do pai que acha que após este verdadeiro calvário, autêntica promessa, vai conseguir a promoção do ano; eu faço uma corrida com o Pedro, até ao topo.
Depois das fotos da praxe, comemos qualquer coisa e partimos para a descoberta da cidade mais urbana, que se exibiu, sem pudor, para nós..a Barra da Tijuca, moderna e arrojada, encantou completamente..Ipanema, emana ainda glamour..O Leblon continua a ser o bairro de eleição..Santa Teresa, recamada de casas antigas e degradadas que ganhariam um Prémio Valmor, fez os meus encantos..
Quase o dia a terminar e porque seria impossível passar em branco, fomos até à entrada do Sambódromo onde, em total esplendor, pedrarias coloridas, dourados e fitas, os carros alegóricos das escolas de samba, aguardavam impacientes a demonstração...Realmente impressionante, mesmo para quem não curte o Carnaval.
Despedimo-nos finalmente de Raimundo e voltamos ao "Santos Dumont" para apanhar o avião, uma hora depois estávamos em casa, em S. Paulo.
Kisses all over
3 Comentários:
Depois desta visita guiada...tenho mesmo de ir ao Rio!
Bj da estagiária :)
bom e eu tb! já disse ao Paulo as pr´´oximas férias no Brasil têm de passar pelo Rio! E novidades quanto ao Bacalhau quando Há?
Lembrei-me da minha infancia e de uma canção que a minha mãe cantava:
(...) visitaremos primeiro a tijuca, visitaremos depois o lebon, vai ver que passeio filhinha, vai ver que passeio tão bom!..."
Mais beijos
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial