2007-04-01
O Luís já se "queixou" que no blog, nunca mencionei o Guarujá! Ok, vamos lá fazer a vontade ao patrocinador da presente aventura, o homem que aos fins-de-semana anseia pelas areias brancas de uma das praias mais betinhas do litoral de S. Paulo, aquela que permite um "batchi volta" confortável (cerca de uma hora e picos de viagem), ao longo de um caminho por serras forradas a verde, apenas interrompidas por longos túneis e por Cubatão, a cidade do Zorg (quem tem filhos conhece o Buzz Lightyear, um dos heróis do Toys Story, que enfrenta o temível Zorg, ambicioso vilão, cujo objectivo máximo e único é o de dominar o Universo, construindo esconderijos normalmente feios mas pontuados pelas mil luzes dos comandos sofisticados...Ora Cubatão é nada mais nada menos que um dos locais mais poluídos deste Brasil de contrastes; à noite, as chaminés vomitam fogo e a iluminação das fábricas remete-nos a uma cidade nascida da imaginação fantástica de um autor da ficção cientifica..).
De volta ao tema, Guarujá!
A areia é rija e ninguém se arrisca a uma dor de bumbum por aí colocar toalhas, "todo o mundo" se reclina em cadeiras que são diligentemente colocadas pelos donos dos quiosques que forram a fronteira entre a praia e a marginal; os vendedores, a pé ou de bicicleta, circulam num contínuo absurdo, vendendo de tudo, absolutamente de tudo! Desde os doces, ao queijo assado na hora, às espetadinhas de camarão muito salgadas (um real), pasteis diversos (de massa tenra) e água fresca de coco, às trancinhas, artesanato, mantas tradicionais, bombas de ar para fazer furos e colocar guarda-sois, dvd´s, biquínis, pranchas, suportes para latas de cerveja, pipas diversas (papagaios de papel em português de Portugal), óculos escuros, tatuagens, brincos e anéis...Ir à praia engorda, os nossos maxilares criam a terrível tendência de estarem em movimento permanentemente..
As mulheres circulam em diminutos biquínis, com pequenos triângulos a taparem os seios e uma tanguinha, os homens vestem a horrorosa sunga, ou então os enormes calções tradicionais no surf..Todos se esfregam furiosamente de óleos para preservarem os bronzes, no nosso caso, para nos protegermos do fortíssimo sol que não se compadece das nossa peles mais europeias e brancas..
O mar é quente, as ondas terminam em branca espuma e arrastam-nos até à margem, enchendo os fatos -de-banho de areia; o cheiro é bom e o gosto muito salgado, é difícil abrir os olhos nesta água, faz arder..
À medida que o sol vai viajando no horizonte, as famílias vão-se retirando, proporcionando-nos então o momento melhor, o mais mágico; a lua nasce intensa e o sol morre por detrás de um morro...Nao é fácil ao Luís arrancar-nos do banho, fica na margem, toalhas em punho, gritando, ameaçando-nos, suplicando...nós os três rimo-nos e saímos, finalmente, com grande dificuldade..Depois de um duche rápido vamos jantar, antes que o Pedro e o Francisco, vencidos pelo cansaço de tanta onda partida, se deixem adormecer, queixo no prato e cabelos espetados, por pentear..
Se na ida eu o Luís conversamos, pondo assuntos vários em ordem, a volta é normalmente silenciosa, ao som da música da "Kiss FM, a primeira rádio digital do Brasil", comandada pelo Titio Marco António, cujo horror à música brega o levou a compor uma oração em prol do rock! (Classifica-se a si mesmo como ortodoxo e fundamentalista - http://www.titiomarcoantonio.com.br/).
Beijinhos e abraços
2 Comentários:
Devia ser proibido falar de praias e de mar em Português nesta altura... No mínimo, uma multa pesada e dias de trabalho comunitário! : )
(é que deste lado do rio ainda se ligam aquecedores... (!) )
sim pq esta primavera está deprimente! e parece q agora no fds da Páscoa a temperatura ainda vai baixar mais e acompanhada de chuva...venham depressa e tragam o bom tempo, e já agora a temperatura da água tb!
PS: e uma boa dose de cocada p mim e p o Paulo
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial