2011-05-31

Barcelona!

E pronto! Assim que escrevo esta palavra só consigo ver o Fred e a amiga, de boca aberta, num palco, ambos completamente desfasados em relação ao outro, porém, magníficos.. Isto tendo em consideração a minha pobre cultura musical.. (Basta dizer que não acho nada de especial ao David Fonseca e perco horas a ouvir João Pedro Pais a quem aprecio a voz e as letras..)
De volta a Barcelona, de onde saí sexta feira passada, ainda com o tempo trocado, cheia de calor, cansada de ver tantas casas e ouvir tantas explicações, de falar das aptidões escolares dos meus meninos de oiro que ficaram na nossa de Setúbal a serem mimados pelos tios e avós à espera do regresso conjunto a S. Paulo..
Barcelona é linda. Gótica, cheia de Zafon em todas as esquinas, de avenidas largas e de transito ligeiro aquando comparada à mega metrópole que habito.. Praias amarelas e azuis para baixo, montanhas recortadas para cima.. Nunca há que enganar.. De um lado o mar, do outro as terras altas.. Perfeito, sem duvida! Seria aliás perfeito se num começo de tarde solarenga, sentada nas ramblas chiques vendo passar as pessoas e esperando meu sushi do almoço, não me tivesse cansado dos rostos e desviado a atenção para os pés! Os pés! Os pés e calçados por sapatos perfeitamente feios e pirosos.. Primeiro pensei que fosse impressão minha, depois má vontade e por fim acreditei que sim, que era mesmo mau gosto e falta de opções! Habituada que estou às mil da industria do sector no Brasil, havia-me esquecido que ali não abundam nos shoppings, nas ruas, as inúmeras sapatarias com design e qualidade impecável que fazem com que as malas de viagem das europeias e americanas em passagem, mal se possam fechar de tantos pares com cores, feitios e fins diversos..

2011-05-19

O cair da ficha!

Esta tarde sentei-me no sofá que já foi creme clarinho, comprido e confortável, companheiro de muitas horas de preguiça, de tristeza, de alegria, de entretenimento, palco de tantos meetings no femenino, ninho de intimidade para o chá na chaleira verde do dragão que comprei num dia inspiração no Colombo, casinha para as meninas, plateia de meninos atentos à TV, companheiro de noites de insónia e muito mais, sentindo o barulho de algo que caía ao chão: era a ficha, como se diz deste lado do mundo! Sim, caiu-me a ficha! Amanha viajo para para Barcelona (com paragem muito breve em Portugal), em busca de abrigo e educação (leia-se, casa e escola, claro!)..Quando voltar, terei apenas mais um mês para me despedir de Sampa, por quem, com o tempo consegui tratar por você..Sampa desdobra-se, há muito que deixei a sensação de estranheza, não noto o sotaque.. Obrigada.

2011-05-15

Email from China...

Domingo de manha em Sampa com café mas sem torradas.. Abri a caixa e encontrei um email do Luís, from far far away...

"Oi gorredxa (apesar da fluência em inglês, um muito razoável francês, espanhol em franco progresso, a few words em alemão, o accent brasileiro do meu marido fica aquém das expectativas..)
 Hoje de manhã (ontem à noite aí, tenho mais 11 horas do que tu), acordaste-me, mas não faz mal, pois também estou com muitas saudades..(esta parte ficou-lhe impecavelmente bem, qualquer mal entendido se desvanece nesta altura..) Agora devia-me vingar e acordar-te (falei cedo de mais, parece!), pois são 6 da manhã de domingo (pfff.. podia à vontade porque sou perita em voltar-me para o lado e adormecer de novo..tsss, tss)..
 No primeiro dia fomos a uma zona da cidade com comércio de coisas mais típicas chinesas. Jade, colares de pérolas, chás, seda, pauzinhos para comer, muitas comidas estranhas de take-away, enfim estamos na China.(Oba! Jade? Pérolas? Colares? Pulseiras? Chá? Adoro!) Depois à noite fomos jantar a um restaurante chinês todo modernaço. Comida muito picante, com sabores estranhos, mas boa.
 Hoje de manhã fui dar uma volta pela rua mais comercial da cidade. É uma longa avenida (NandJing Road), com dezenas de lojas luxuosas com as marcas todas boas de roupa, malas, jóias, relógios, etc. Enfim óptimo para gastar dinheiro, mas os preços são iguais aos da Europa e portanto, mais caro do que nos USA. Não vale a pena. (Decepção! USA? Vamos?)
 No principio da rua existe um shopping tipo 25 de Março, com tudo o que é imitação, mas mais asseado e com mais espaço e o triplo das lojas, portanto não se anda abafado. (Folgo em saber!) Vende-se muito malas de viagem porque o pessoal leva tanto que depois tem de comprar a "embalagem"! Há Ipads, Iphones 4 e até 5 (???), por 50 Euros. Já pensei comprar 2 Ipads destes para os miúdos. Dá para ver uns filmes, musica, ligarem-se à Internet sem fios em casa e outros, tal e qual o original..Têm jogos e um site próprio para os descarregar, apesar de os chinocas garantirem que se pode fazer downloads da Apple também. Não sei é qual o tempo de vida de uma coisa destas!!.
Jogos copiados para DS, PSP (existe um modelo disto falso), etc, são às centenas. E as cópias dos DVDs são todas em Blue-Ray, inclusive as séries de TV.
A cidade é muito agradável e muito europeia/americana. Árvores, imensos edifícios modernos ou antigos recuperados, ruas limpas e arrumadas, toda a gente a andar a pé, descontraída, pouca policia...Claro que existem zonas mais feias ou antigas e degradadas, mas no geral parece ter-se melhor qualidade de vida que em S. Paulo. By night a parte do downtown é espectacular, com montes de pessoas nas ruas, as fachadas dos edifícios iluminadas com anúncios.. Parece as imagens de Tóquio ou Times Square...
O trânsito está para o lado do caótico, pois passa primeiro nos cruzamentos sem semáforo quem tem mais tomates, ou, menos amor ao carro, apesar de ainda não ter visto ninguém a bater. Montes de motinhas, muitas delas eléctricas (!!), e bicicletas, que andam por onde querem inclusive passeios. E os taxistas então, são um espectáculo a guiar. Coitados dos nossos lisboetas, são uns aprendizes ao pé destes. E sempre com a mão na buzina. (Umas das coisas boas daqui é que os táxis são muito baratos, mas tens que sair do hotel sempre com o cartão com endereço, para onde vais e onde regressas senão corres o risco de não regressares por ninguém te perceber, porque inglês é mentira!)
Não te posso mandar nada pelo Facebook, pois está proibido na China e como tal não tenho acesso, tudo menos redes sociais...
O hotel é muito bom. Basta dizer que tem backed beans ao pequeno almoço e umas fatias de bacon fantásticas. Yyyiiaahhhuuuu trigliceridos !!!
Bom acho que já chega primeiras impressões da China. Agora vou jantar (18.00h), porque aqui come-se a partir desta hora. Hoje já chegou praticamente o resto do grupo todo e amanhã às 08.00h começa o trabalho a sério.
Beijinhos e abraços para todos e para ti um beijão (e o resto, por razões óbvias, foi censurado!)
Your husband"
LR

2011-05-13

2..

O Luís partiu para uma reunião na distante China.. Eu fiquei, com pena de não participar na aventura, mas a segurança e bem estar dos meus filhos fala sempre mais alto e, Xangai, situa-se a demasiados kms de distancia para eu poder ir em paz..Isto sem falar do aniversário do benjamim, que, na próxima semana, completa nove anos de idade! Por isso, em vez de sonhar com o distante, comecei a planear para executar a ultima festa em Vera Cruz!  Bolo de aniversário (feito em parceria com a fiel Bimby), cupcakes de baunilha, e pizza encomendada expressamente à Dominó (a preferida da turminha). Em agenda, para o principio de Junho, depois do acampamento promovido pelo Colégio, a noite de pijama, tradição iniciada há dois anos e que comporta (novamente), pizza, cinema no telão do Condomínio e pipoca, brigadeiro (off course) seguido de noitada, todos os doze acampados na sala, de pijama, sacos cama, colchões aqui e ali, muitos chiuuus que são horas de dormir e depois então, de café da manha com panquecas.. Um casamento de ciganos ao pé parece uma brincadeirinha! Ufa!

2011-05-05

Contagem decrescente 1...

Hoje abri a porta da minha sapateira e pus-me a contar os pares.. Descobri que, primeira vez em dias da minha vida, tinha uns quantos.. Inclusive três deles bem altos, cinco certamente muito senhoris! Mas o que continua a imperar, Graças, são os práticos, melissas, rasteirinhas e botas "descoladas".. E a grande dúvida nasceu.. Que fazer? Manda-los pelo contentor que pode demorar cerca de dois meses (na melhor das hipoteses), ou encafua-los numa mala muito cheia certamente, com destino final a Barcelona? E a propósito desta fantástica cidade que se vai tornar lar pelos próximos anos, este mês irei fazer a primeira pacifica incursão... Confesso-me algo ansiosa, condição que me faz comer mais do que o habitual.. Eu que já me tinha forçado a alguma contenção no sector, mastigo com redobrado vigor e não digo não a uns quantos chocolates ou quitutes.. Isto sem falar sequer dos almoços e jantares, que por via da separação iminente, começam a acontecer com uma frequência maior! (Por essa razão recomecei a aparecer na academia dos Champs de forma mais regular e para além das aulas de alongamento, voltei ao Yoga..).