2010-11-07

Deserto..

A viagem, planeada há já alguns meses, aconteceu finalmente, aproveitando-se o feriado grande a que se juntaram mais dois dias de férias.. Nas bagagens (os sacos de marinheiro que nos habituamos a carregar para todo o lado), roupas leves e quentes misturavam-se, anunciando as amplitudes térmicas tão temidas do deserto mais alto do mundo!

O Atacama. Lindo! Lindo, desnudo, tão seco, tão quente e tão gelado!! Marte que se transformou por via da má pronuncia do belga que o baptizou, em Vale da Morte, as pedras lunares, a rocha quebrada em mil pedacinhos, areia castanha sob os pés, solta, que se evapora em nuvens de pó que cobrem as roupas, a pele, o cabelo e entra mansinha nos pulmões, dificultando as golfadas de ar que por vezes se sorvem em desespero porque, naquela altitude, o oxigénio escasseia..

Os vulcões, perfeitos cones que se entretêm a construir castelos de vapor, emolduram até onde a vista alcança.. Lagos salgados com flamingos pernetas cor-de-rosa que encaram indiferentes as maquinas fotográficas, lagartos coloridos olham desafiadoramente os humanos e no meio da estrada, linda, fulva, uma raposa esperta, não foge, aguardando com olhos gulosos e língua de fora que a alimentem...

Faltou apenas o condor, pássaro em extinção. Símbolo orgulhoso do Chile...Tive esperança e pena, mas  não o avistei apesar de tantas e tantas vezes ter erguido os olhos ao céu, à procura das asas magnificas que alcançam, em 24 horas apenas, distancias míticas..
Noutro dia, lagoas em ebulição, os geiseres, a ferver, lançando água e colunas de fumo no ar a 14 graus negativos que engordava os turistas envoltos em camadas e camadas de polares, cascois e barretes de lã..
Pores de sol no alto de colinas subidas a custo, descida de dunas negras que teimosamente se enfiam nos sapatos, paisagens enfeitadas de cactos, de lamas, que pastavam, de repente, num vale pequeno e verde, oásis que nascem no meio do nada, cultivados pelos nativos.. Duas lagoas absolutamente azuis despontam num vale dourado....
Uma viagem diferente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial