2007-05-19
Ontem, dia 18 de Maio, às 18:18 horas de Portugal o meu filho Francisco completou 5 anos de idade!
Segundo o próprio, finalmente a maioridade, demarcando-se este assim de todos os outros "bebés" que vivem ainda agarrados às saias das mães, que não têm a correcta noção do que é próprio brincar, fazer ou dizer na idade provecta que finalmente atingiu, cinco meses depois de começar de modo insistente a fazer a sacramental pergunta de "quanto tempo falta para o meu aniversário?"
E porque aprendeu no seu modo rápido e fácil, a realizar contas, a enumerar de trás para a frente, todos os dias anunciava ao acordar, sem enganos, o quanto o separava deste seu maior desejo, "fazer anos!"..
E eu quedei, a lembrar-me, da peça de joalheria perfeita, mínima, que cabia nas palmas das mãos do Luís, com as meias pequeninas penduradas nos pezinhos de nenuco, obrigando a tia Mané ir a correr comprar roupinha minúscula onde o bebé pudesse aninhar-se, de forma confortável!
Ao contrário do Pedro que nasceu "nestlé, lindíssimo, o Francisco veio vermelho, de cabelos pretos e coberto de penugem... costas, a linha das sobrancelhas, pelinho a pelinho prolongando-se até à testa.. Sempre a resmungar dormiu sem parar os quinze dias que o separavam do termo da sua gestação, enganado-me, sem piedade, mantendo-me, até aos dias de hoje, sob o seu jugo apertado que se manifesta ainda, sob a forma de passos rápidos e decididos que soam no chão do corredor e que terminam a jornada, para todo, se aconchegar nos meus braços, na madrugada..
Tirano como ele só, cresceu alto para a idade, tem estrelas nos olhos escuros que se rodeiam de pestanas extremamente femininas no tamanho e espessura, sorri com a segurança que têm os bem-amados e exige tributos constantes que lhe são assegurados, em ordem decrescente, por mim, pelo irmão, pelo pai.. Todo ele é ossos, cartilagens e músculos, a aparência de elfo esconde um corpo bem ginasticado que se entretém, na escola, a escalar, às escondidas, os locais altos e proibidos, fazendo-o com uma facilidade assombrosa.. É de uma doçura a toda a prova e de uma teimosia que dura mais que a pilha Duracel..Não permite o engano e detecta-o rapidamente... De vez em quando isola-se em infantis pensamentos e no fim começa a frase com a seguinte sentença: "não é verdade mamã que..".. Todos os dias me gasta o nome, renovando-se este porém de modo mágico nos lábios pequeninos.. Em lado nenhum passa despercebido.. Se lhe perguntam porque é tão bonito responde sempre "..que é porque foi feito de amor!"
Tem com o Pedro uma relação que se estreita continuamente... Jogam juntos playstation e vêm, encostados um no outro, o canal de eleição, "Jetix", discutindo depois a evolução dos Pokemons, as batalhas dos Powers Rangers e outros..As lágrimas do Francisco conseguem no Pedro o que eu não consigo com a força da razão...O Luís assegura-me que não será assim sempre, mas eu tenho esperança que nunca se apartem...
Na escola é popular e anda sempre aos abraços e beijos, despedindo-se dos amigos como se fosse partir para a guerra e não voltar..Se no Brasil conquistou a amizade masculina, no coração guarda a Sofia, a "amiga", com quem se perde em conversas, nos jogos e brincadeiras, associando-a sempre a Portugal e às saudades que tem.. "Conversam como dois velhos que passaram a vida juntos" diz a Fátima.. De mãos dadas isolam-se do resto do mundo...
O Francisco aqui é "trilingue"! Português, Brasileiro e Inglês enriquecem a linguagem que cedo foi fluente e correcta..A primeira palavra foi "rattatouille", dita com inigualável perfeição! A cozinha era a grande paixão e passou horas namorando a Bimby, a minha cara máquina de fazer sopas, massas, tartes, que enchia de avelãs, castanhas, carrinhos e outros apetrechos, arrastando também panelas e colheres de pau para onde fosse..Em vez de histórias escutava atento a receita da lasanha e delirava com o forno aceso..Sentado na bancada, fez-me horas de companhia deliciosa nos meus às vezes chatos deveres, não me deixando sozinha sequer em momentos em que a privacidade se poderia demarcar como absolutamente necessária..
Em Português de Portugal "Eu amo-te Francisco" ou em Português do Brasil "Eu te amo Francisco".."Eu te amo mamã, mas agora vem por-me a dormir que tenho sono!"
<< Página inicial